Pages Menu
Categories Menu

Posted | 0 comments

Por que é que vós Evangélicos não credes nos santos?

Por que dizeis que nós não cremos nos santos? Nós cremos nos santos. É necessário porém que vos explique algumas coisas a tal propósito a fim de vos fazer entender bem a nossa posição sobre os santos.

A primeira é que segundo a Escritura todos aqueles que creram no Senhor Jesus Cristo são santos porque eles foram santificados por Deus pelo Espírito de Deus e pelo corpo de Cristo (cfr. 2 Tess. 2:13; 1 Ped. 1:2; Heb. 9:10). Portanto nós não aceitamos a canonização papal através da qual depois de um longo e laborioso exame da vida e das obras do interessado em questão, e sobretudo depois que o morto fez pelo menos dois milagres, a pessoa morta em odor de santidade é, depois de ter sido proclamada beata, canonizada santa e portanto inscrita no catálogo dos santos que podem ser invocados universalmente por todos. Esta chamada canonização é simplesmente uma invenção humana, uma das muitas invenções humanas presentes na Igreja católica romana. Outra coisa a dizer é que quando nós falamos dos santos já mortos nos referimos apenas a pessoas que morreram em Cristo, portanto que foram habitar no céu com o Senhor. Pelo que não aceitamos todos aqueles vossos santos que sobre a terra eram dados à idolatria, às mais variadas superstições, e que ensinavam que a salvação se merece com as obras, que depois de morto há um purgatório, que Maria é a mãe de Deus etc.; por exemplo os vossos Carlos Borromeu e Afonso Maria de Ligório. Todos eles não eram santos sobre a terra, mas apenas pecadores que quando morreram foram para o inferno à espera do juízo do grande dia. Outra coisa que quero dizer é que quando nós falamos dos santos nos referimos de particular modo aos apóstolos, e a todos aqueles discípulos antigos cujos nomes estão transcritos no Novo Testamento, pelo que quando dizemos que cremos neles queremos dizer que eles existiram, que viveram uma vida digna do Evangelho e que morreram no Senhor. Obviamente no caso dos apóstolos queremos dizer também que cremos em tudo o que eles ensinaram da parte de Deus seja por palavra ou com uma sua epístola.

O que porém nós não cremos a propósito dos santos que estão no céu é que possam rogar por nós ou proteger-nos, ou que nos possam ouvir se lhes orarmos. Por que não cremos nisto? Porque a Escritura afirma que há “um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem” (1 Tim. 2:5), pelo que a única verdadeira e real intercessão por nós no céu a faz só Cristo, nenhum outro. Ele toma as nossas orações que nós dirigimos ao Pai em seu nome e as apresenta ao seu Pai; nenhum outro senão ele ou além dele. Nem Maria, nem Pedro, nem Paulo, nem João e por aí fora. Porventura alguém poderia ser induzido a dizer que são necessários outros intercessores no céu, além de Jesus, porque o Senhor sozinho não pode dar ouvidos a todas as orações dirigidas em seu nome!! A este quero dizer que isso é falso porque Jesus depois que foi ressuscitado disse que lhe tinha sido dado todo o poder no céu e na terra (cfr. Mat. 28:18), e na epístola aos Hebreus está escrito claramente que Jesus dado que permanece eternamente tem um sacerdócio que não se transmite e “pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Heb. 7:25). Se pois está escrito que Jesus tem todo o poder também no céu e que pode salvar perfeitamente os que se chegam a Deus através dele, é inadmissível pensar ou dizer que ele tenha necessidade de uma fileira de intercessores ao seu lado para ajudá-lo na sua obra de mediação. E não só inadmissível, mas também injurioso para ele.

E depois é preciso notar que se Pedro, Paulo, João e por aí fora, pudessem ouvir as orações de todos os Cristãos que estão na terra, e não só, mas também vir em seu socorro do céu onde se encontram, isto significaria que eles depois de mortos tornaram-se omnipotentes, omnipresentes e omniscientes (ou quase). Uma coisa do género é absurdo pensá-la. Portanto as orações os santos que estão no céu não as ouvem, e por isso é completamente inútil dirigirmo-nos a eles para que nos recomendem junto de Deus. Como é inútil dirigirmo-nos a eles para que nos façam esta ou aquela outra graça. As graças as faz apenas Deus mediante Cristo; Paulo, João, Pedro, José não podem fazer absolutamente nada em nosso favor; nem proteger-nos, nem curar-nos, nem guiar-nos, nem consolar-nos, nem dar-nos o que o nosso coração deseja. Deus é aquele que nos protege de todo o mal, que nos guarda do maligno seja de dia ou de noite, que nos liberta de todas as nossas aflições, que nos concede o que o nosso coração deseja, que nos guia nos seus caminhos, que nos fortifica e nos consola, que nos cura de todas as nossas doenças, e que nos liberta da ira vindoura. Só a Ele portanto nós invocamos com fé, só a Ele apresentamos as nossas orações e em nome do seu Filho Jesus Cristo, e só d`Ele esperamos a resposta que sabemos chega sempre no momento oportuno e que chega em virtude da intercessão do seu Filho. E é por isso que nós só a Deus damos graças em Cristo Jesus; porque Ele é Aquele que ouve as nossas súplicas. A ele seja a glória agora e eternamente. Amen.

Vós pois, ó Católicos Romanos, que ainda invocais Maria, José, Paulo, Pedro e por aí fora, deixai de fazê-lo, e ponde-vos a invocar só Deus Pai através de Cristo. Invocai-o antes de tudo para que vos perdoe todas as vossas iniquidades, e depois quando Ele vos responder saí da Igreja Católica Romana e uni-vos a uma Igreja Evangélica que anuncia todo o conselho de Deus. Quando Deus vos tiver perdoado percebereis como só Ele é digno de ser invocado, e aprendereis a invocar só Ele em todas as vossas angústias deixando portanto de invocar Maria, José, e os outros santos, prática esta que aos olhos de Deus é idolatria.

Fonte

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
Para os ateus e contenciosos: Deus existe e a sua obra é perfeita

Quando os vinte e quatro anciãos que estão ao redor do trono de Deus se prostram diante de Deus e...

Mas Deus alguma vez cometeu erros?

Não, Deus nunca cometeu nenhum tipo de erro. "Ele é a Rocha, a sua obra é perfeita, porque todos os...

Close