Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

Para que servem as línguas, ou melhor, para que serve o falar em outra língua?

Para perceber para que serve falar em outras línguas, é necessário antes de tudo saber em que coisa consiste este falar sobrenatural produzido pelo Espírito de Deus no crente.

Paulo diz aos Coríntios:

“Porque o que fala em outra língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios” (1 Cor. 14:2). 

Portanto já o facto de alguém, quando fala em línguas, falar a Deus, é uma coisa útil. Mas usemos a lógica: se é uma coisa útil falar a Deus na nossa língua nativa, como poderá ser inútil falar-lhe numa língua a nós desconhecida produzida pelo Espírito Santo? 

Mas vejamos o conteúdo deste falar a Deus, Paulo diz, com efeito, que o crente em espírito (ou em outra língua) fala mistérios pelo que se trata de coisas que a pessoa que fala e a que ouve não conhecem. Mas de que tipo de mistérios se trata? O diz ainda Paulo, porém aos santos de Roma, quando diz que

“da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis; e Aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Rom. 8:26-27). 

Portanto esses mistérios que são falados em espírito (isto é, em outra língua) consistem em petições que o Espírito faz ao Pai em favor dos santos

Isto é confirmado pelo facto de o falar em outra língua em alguns casos Paulo o chamar ‘orar em outra língua’, como por exemplo quando diz:

“Se eu orar em outra língua, bem ora o meu espírito” (1 Cor. 14:14),

e também:

“Orarei com o espírito…” (1 Cor. 14:15).

E isto é confirmado pelos factos; houveram crentes que num particular dia e hora do dia (e também da noite, em alguns casos), de repente começaram a falar em outras línguas porque o Espírito se pôs a orar por certos crentes que naquele particular momento se encontravam em particulares necessidades que eles naturalmente não sabiam; mas que bem conhecia o Espírito que conhece todas as coisas. Portanto neste caso o falar em língua não é mais que um falar mediante o Espírito em que o crente, pelo Espírito, intercede pelos santos sem conhecer as suas necessidades. É pois uma ajuda que vem peloEspírito no campo da oração. O ponto em que quero pôr ênfase é que neste caso, isto é, no caso de um nosso irmão a nós desconhecido e cujas necessidades são para nós desconhecidas, a única maneira para podermos servir-lhe de ajuda com a oração é esta porque neste caso o Espírito Santo se põe a interceder ele mesmo por esse irmão em necessidade. O irmão que deve orar não pode fazer a mesma coisa orando com o seu conhecimento, porque o seu conhecimento é limitado. Eis por que Paulo diz aos Romanos que o Espírito nos ajuda na nossa fraqueza porque não sabemos como orar (cfr . Rom. 8:26). Deve ser todavia dito que o Espírito pode interceder também por irmãos que conhecemos mas cujas necessidades nos são desconhecidas. É evidente pois – à luz disto – que esta manifestação espiritual é útil aos santos.

Disse pouco atrás que o falar em outra língua é chamado orar em outra língua em alguns casos e não em todos porque há casos em que quem fala em outra língua dirige a Deus um cântico ou uma acção de graças. Paulo explica isto quando diz:

“….cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua acção de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado” (1 Cor. 14:15-17).

Neste caso portanto o falar em outra língua é útil no campo do louvor e do agradecimento a Deus. Com efeito, aquilo que o crente além de um limite não pode fazer baseando-se no seu conhecimento e no seu entendimento, o faz também neste caso mediante o Espírito Santo. Neste caso, os cânticos que são cantados são produzidos pelo Espírito.

 

Giacinto Butindaro

 

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
O batismo com o Espírito Santo

A promessa do Espírito feita pelo Pai e confirmada pelo Filho   Jesus Cristo depois de ser ressuscitado dos mortos...

‘Unção’ do peão

Nesta igreja vocês podem ver um ‘pastor’ que gira em maneira incontrolavèl, como se fosse un peão, e tambèm podem...

Close