O que significa que Jesus é o Alfa e o Ômega?
Significa que Jesus é o princípio e o fim, o primeiro e o último. De facto, quando Jesus disse a João: “Eu sou o Alfa e o Ômega” disse-lhe logo depois “o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Apoc. 22:13). O Alfa e o Ômega são respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego, portanto dizer que Jesus é o Alfa e o Ômega é como dizer que Ele é o primeiro e o último; as expressões na substância são idênticas.
O facto de Jesus ter dito ser o Alfa e o Ômega confirma a sua divindade porque João no Apocalipse diz que ouviu Deus Pai afirmar quanto se segue: “Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida …. ” (Apoc. 21:6). Se somente o Pai fosse Deus só Ele poderia dizer ser o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último; o Filho não poderia dizê-lo, poderia ou deveria dizer ser o segundo mas não o primeiro.
Portanto se proclame com força que Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, para a glória de Deus Pai que lhe deu o nome que está acima de todo outro nome que se nomeia não só neste mundo mas também no vindouro. Amen.