Pages Menu
Categories Menu

Posted | 0 comments

Falsificações e imposturas perpetradas pela igreja católica romana: as falsas decretais (ou decretais pseudo-isidorianas)

No curso dos séculos a igreja católica romana se fez culpada de muitas imposturas e falsificações. Ela, além de ter introduzido doutrinas perversas de todo o género (o primado do bispo de Roma, a sua infalibilidade, a imaculada conceição de Maria, o purgatório, para citar só algumas das muitas), fabricou documentos de vários géneros, introduziu livros não inspirados no cânon da Escritura, falsificou passagens da Escritura, falsificou os dez mandamentos no seu catecismo, as actas dos concílios, os escritos dos chamados pais, inventou relíquias de todo o género, inventou toda a sorte de lendas, toda a sorte de milagres e de revelações. Tudo isto para poder sustentar o seu poder temporal, o seu primado universal, e os seus dogmas. Vejamo-las de perto estas imposturas e falsificações.

As falsas decretais são formadas por uma colecção de decretos de um certo número de papas (de Clemente I a Gregório II) e de concílios sobre pontos doutrinais e de disciplina que tinham como objectivo o de engrandecer e sustentar a autoridade papal. Foram feitas por um certo Isidoro Mercator mas foram falsamente atribuídas a Isidoro bispo de Sevilha. Introduzidas no nono século, delas fez uso pela primeira vez o ambicioso Nicolau I (858-867) para provar a sua autoridade pontifícia. Destas decretais resultava que o papa tem a supremacia sobre todos os bispos, que os bispos postos sob acusação têm o direito de apelar ao papa, que o papa tem a ‘plena potestade’ sobre a Igreja, que a igreja de Roma, com base num único privilégio, tem o direito de abrir e fechar as portas do paraíso a quem ela quer. Estas decretais foram reconhecidas falsas pela igreja católica romana em 1789 por meio de Pio VI, mas fica o facto que enquanto não foram reconhecidas falsas foram declaradas autênticas e que na idade média contribuíram para aumentar a autoridade papal. Portanto o papado que nós hoje vemos se formou também com a ajuda destes falsos documentos.

Giacinto Butindaro

Extraìdo da: fonte

 

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
Valdemiro Santiago pede R$ 15 milhões em ofertas para pagar dívidas da IMPD

O apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em uma pregação exibida no canal a cabo TV...

Guardai-vos do ‘pastor insano’ Ivan Junio

Ivan Junio, que se diz 'pastor' evangélico, è conhecido também como o 'pastor insano' porque prega usando vestidos de super heróis, como...

Close