Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

Em que consiste o mistério de Cristo de que fala Paulo em Efésios 3:2-5?

O diz o próprio Paulo pouco depois nestes termos:

“A saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef. 3:6).

Em outras palavras consiste no cumprimento do desígnio formado por Deus antes dos séculos, e preanunciado por meio dos antigos profetas (cfr. Is. 11:10: Os. 1:10), que consistia em fazer entrar os Gentios no seu povo por meio da fé em Cristo Jesus, e portanto em fazer de dois povos (o hebraico e o gentio) um só povo que é a Igreja do Deus vivo. Este mistério foi mantido oculto por Deus “desde os tempos eternos” (Rom. 16:25) para ser revelado a seu tempo mediante o Espírito Santo aos santos apóstolos e profetas de Deus (cfr. Ef. 3:5) e manifestado portanto através deles a todos os santos.

A razão pela qual nós Gentios, apesar de sermos incircuncisos na carne, e estivéssemos no passado separados da comunidade de Israel e fôssemos estranhos aos pactos da promessa, agora pudemos entrar a fazer parte do povo de Deus mediante a fé em Cristo Jesus é porque Jesus com a sua morte, como diz Paulo a nós crentes dentre os Gentios, “de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade” (Ef. 2:14-16).

Portanto, como explica ainda Paulo, nós Gentios em Cristo por meio de Cristo temos juntamente com os Judeus que estão em Cristo, acesso ao Pai num mesmo Espírito, e não somos mais nem forasteiros nem estrangeiros; mas somos concidadãos dos santos e membros da família de Deus, tendo sido edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular, sobre a qual o edifício inteiro, bem ajustado, cresce para ser um templo santo no Senhor. E nele nós também entramos a fazer parte do edifício, que serve para morada de Deus em Espírito (cfr. Ef. 2:18-22). Esta nossa entrada a fazer parte do povo de Deus é explicada por Paulo com o exemplo do enxerto, com efeito, ele diz aos santos de Roma que nós Gentios de nascença fomos cortados do natural zambujeiro e enxertados contra a natureza na oliveira legítima (cfr. Rom. 11:24) onde tomámos o lugar dos ramos naturais quebrados por causa da sua incredulidade, ou seja, os Judeus desobedientes (cfr. Rom. 11:17,20), e onde permanecemos pela nossa fé em Cristo Jesus. O facto pois de sermos ramos por natureza selvagens que foram enxertados na oliveira legítima de cuja raiz e seiva agora podemos participar, deve levar-nos ainda a reflectir que não somos nós a sustentar a raiz mas a raiz a sustentar-nos a nós e portanto a não nos ensoberbecermos contra os ramos naturais quebrados, ou seja, os Hebreus desobedientes. E não só, mas também a temer a Deus porque se Deus não poupou os ramos naturais mas os quebrou da sua própria oliveira por causa da sua incredulidade, não nos poupará também a nós se recuarmos e lançarmos fora a nossa confiança.

A Deus que nos chamou também a nós dentre os Gentios para fazer parte do seu povo, seja a glória agora e eternamente, em Cristo Jesus. Amen.

Fonte

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
Confutação de algumas heresias da Igreja Católica Romana: sobre o fumo

A doutrina dos teólogos papistas   Fumar não é pecado enquanto não se abusar do fumo. ‘É pecato fumar? Na medida em...

Agora até uma menina de 13 anos faz pregação nos púlpitos!

Ela se autodenomina 'Missionária Vitória Souza'. Ela é uma menina de 13 anos que vai ao redor das várias igrejas...

Close