Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

Confutação de algumas heresias da Igreja Católica Romana: sobre o fumo

A doutrina dos teólogos papistas

 

Fumar não é pecado enquanto não se abusar do fumo. ‘É pecato fumar? Na medida em que o fumar causa dano para a saúde, é pecado. Dizer que não se pode fumar nem um cigarro, é um exagero, que serve somente para ‘favorecer o orgulho próprio’ (Amatulli Flaviano, op. cit., pag. 182). Em outras palavras, para a igreja católica romana abusar do fumo é pecado, não abusar dele não é pecado. Isto é confirmado também pelo catecismo que diz: ‘A virtude da temperança dispõe a evitar toda a sorte de excessos, o abuso dos alimentos, do álcool, do tabaco e dos medicamentos’ (Rino Fisichella, op. cit.,pag. 423).

 
Confutação

 
Fumar, ou pouco ou muito, é pecado

 
Este ensinamento católico é falso porque Paulo diz aos Coríntios:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Cor. 3:16,17),

e ainda:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (1 Cor. 6:19,20).

Um crente deve-se pois abster totalmente de fumar para não contaminar e danificar o seu corpo que é o templo do Espírito Santo. Dizer que um crente pode fumar pelo menos um cigarro por dia, mas cinquenta cigarros não os pode fumar é como dizer que uma mentira por dia a se pode dizer, mas cinquenta não, em suma que mentir é lícito mas abusar da mentira não.

 

Fonte: portoghese.lanuovavia.org

 

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
Jesus deu a ordem de batizar aos apóstolos; isso significa que só os apóstolos têm a autoridade de batizar?

Não, não é assim porque o batismo o podem ministrar também ministros do Evangelho que não são apóstolos. Filipe de...

‘Eu sou’

Pouco tempo depois de me ter convertido ao Senhor, como encontrava muito frequentemente as Testemunhas de Jeová as quais me...

Close