Pages Menu
Categories Menu

Posted | 0 comments

Qual é o nome de Deus?

O nome de DEUS é YHWH que se pronuncia ‘ Yahweh’. No livro do Êxodo lemos, de facto, que quando Deus se revelou a Moisés junto do monte Sinai aparecendo-lhe na chama de uma sarça ardente e ordenando-lhe ir ao Egipto libertar o seu povo, Moisés perguntou a Deus:

“Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração” (Ex. 3:13-15).

O termo traduzido em Português com o Senhor em hebraico é Yahweh, que significa ‘Aquele que é’. Mais precisamente o hebraico é YHWH, ou seja, o Tetragrama (do grego tetra ‘quatro’, e gramma ‘letra’), porque as vogais foram acrescentadas a seguir pelos copistas hebreus a fim de facilitar a sua pronúncia. Como porém se pode ler, Deus se definiu também o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (e isto porque Ele é o Deus dos vivos e não dos mortos, dado que para ele vivem todos) e disse que este é o seu memorial eternamente.

Portanto, quando nós nos dirigimos a Deus podemos chamá-lo tanto Yahweh como ‘Aquele que é’, como ‘Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó’ . 

Digo podemos e não que devemos porque como agora nós somos filhos de Deus tendo sido adoptados como seus filhos, o podemos chamar simplesmente ‘Pai’ sabendo que Ele nos ouvirá. Em outras palavras, da mesma maneira que chamamos o nosso pai terreno com o apelativo de pai (sem que ele se zangue connosco por não o chamarmos com o seu nome de registo), assim podemos chamar Deus com o apelativo de ‘Pai’. E dado que Ele tem o seu trono nos céus de onde vê tudo e todos, o chamamos também ‘nosso Pai celestial’ ou ‘Pai nosso que estás nos céus’. Evitemos dizer ‘meu Pai’, sendo este um modo de dirigir-se a Deus característico só de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo nas suas epístolas nunca chama Deus ‘meu Pai’; o chama “meu Deus” mas nunca meu Pai. Uma outra maneira em que chamamos Deus é ‘Pai de nosso Senhor Jesus Cristo’ porque assim o chama Paulo nas suas epístolas (cfr. Col. 1:3). Mas o podemos chamar também Senhor, Senhor do céu e da terra, Criador de todas as coisas, Omnipotente. O que é importante porém não é como chamamos Deus, mas que nos aproximemos dele com fé, com um coração puro, e com mãos puras; porque Deus prometeu ouvir aqueles que o invocam com fé e em verdade.

Fonte

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
Qual é o pecado imperdoável?

O pecado imperdoável é a blasfémia contra o Espírito Santo, com efeito, Jesus Cristo disse: "Portanto vos digo: Todo pecado...

‘Há alguma esperança para um homem como eu?’

Foi Charles G. Finney que contou esta história. Ele estava realizando um avivamento em Detroit. Uma noite quando ele ia...

Close