Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

É correcto chamar ao local de culto ‘Casa de Deus’ e ‘Igreja’?

Não, não é correcto chamar ao local de culto ‘casa de Deus’ porque a casa de Deus não é um edifício feito de tijolos ou de pedras ou de madeira (como é um local de culto) mas um edifício espiritual feito por pessoas nascidas de novo o qual serve para morada de Deus em Espírito. O escritor aos Hebreus de facto diz: “A qual [a de Deus] casa somos nós” (Heb. 3:6), Paulo diz aos Efésios: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Ef. 2:22), e Pedro diz na sua primeira epístola: “E, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Ped. 2:4-5).
Não é correcto também chamar ao local de culto ‘igreja’ porque a palavra grega ekklesia significa ‘assembleia’ [dos tirados fora]; pelo que esta palavra deve ser usada só em referência à assembleia dos irmãos em Cristo sem importar onde se reúnem para render o seu culto a Deus. E que seja assim é testificado pelas seguintes Escrituras. Paulo escrevendo aos santos de Colossos diz: “Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa” (Col. 4:15), e aos de Roma diz para saudar a igreja que estava em casa de Áquila e Priscila (cfr. Rom. 16:5). Quando Pedro foi preso a Escritura diz que “a igreja orava com insistência a Deus por ele” (Actos 12:5). Depois que Saulo se converteu ao Senhor a Escritura diz: “Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava” (Actos 9:31). Para citar só alguns dos muitos versículos onde duma maneira ou doutra a igreja se refere à assembleia dos resgatados.

É bom pois que aqueles que têm o hábito de chamar ao local de culto ‘Casa de Deus’ ou ‘Igreja’ deixem de fazê-lo.

Fonte

 

 

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Read more:
sana-dottrina
Agora somos um sacerdócio real

Bendito seja Deus e ...

pentecostes
Ilha de Timor: Um novo Pentecostes

Pertenço à Igreja Re...

Close