Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

Confutação de algumas heresias da Igreja Católica Romana: sobre o usar colares, anéis, brincos, etc

A doutrina dos teólogos papistas

É lícito à mulher usar colares, anéis, brincos, etc. ‘É verdade que a Bíblia proíbe o uso de colares, anéis, brincos e qualquer outro tipo de adorno? Não é verdade. A Bíblia proíbe somente o uso dos adornos, que podem favorecer o orgulho pessoal e o desprezo dos pobres (Cfr Gn 41,42; Jt 10,4)’ (Amatulli Flaviano, op. cit., pag. 166). A passagem citada do livro de Judite diz: ‘Calçou (Judite) sandálias e enfeitou-se com braceletes, colares, anéis, brincos e todas as suas jóias. Ficou belíssima, capaz de seduzir os homens que a vissem’. Além destas passagens Amatulli cita – em favor do adorno exterior – a passagem no livro do Cântico dos cânticos que diz: ‘Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, e formoso o teu pescoço com os colares” (Cant. 1:10); e aquela que em Lucas diz que o pai do filho pródigo na sua volta ordenou que se vestisse com o melhor vestido e se lhe pusesse um anel no dedo (Lucas 15:22). 

Confutação
 

A Escritura ordena que o adorno da mulher não deve ser o exterior; por isso ela deve rejeitar anéis, colares, brincos, braceletes, etc.
 

A apóstolo Paulo diz a Timóteo:

“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e pudor, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras” (1 Tim. 2:9,10),

e a apóstolo Pedro diz às mulheres:

“O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito benigno e pacífico, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus…” (1 Ped. 3:3-5).

Como se pode ver Deus quer que as mulheres não ponham em cima de si nem jóias de ouro e nem pérolas, e portanto condena o vestir colares, brincos, braceletes, anéis e por aí fora. Não é bastante clara aEscritura a tal respeito? São precisamente estes adornos (colares, brincos, anéis, braceletes etc.) que favorecem o orgulho conforme está escrito no livro do profeta Ezequiel: “Converteram em soberba a formosura dos seus adornos” (Ez. 7:20). Por isso, ó mulheres que professais a religião católica romana, sabei que quando uma mulher se arrepende dos seus pecados e crê em Jesus Cristo, torna-se uma filha de Sara, e ela deve deixar de vestir todo o tipo de jóias; mesmo o anel nupcial, cujo uso, além de mais, se baseia numa superstição.

Fonte: http://portoghese.lanuovavia.org/portoghese_conf_1_ccr_08_dottrine_varie.htm

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Read more:
sana-dottrina
O Espírito Santo

Ao falar de Jesus Cr...

perguntas_frequentes
Os bebés devem ser batizados?

Não, porque o batism...

Close