Pages Menu
Facebook
Categories Menu

Posted | 0 comments

Confutação de algumas heresias da Igreja Católica Romana: sobre o fumo

A doutrina dos teólogos papistas

 

Fumar não é pecado enquanto não se abusar do fumo. ‘É pecato fumar? Na medida em que o fumar causa dano para a saúde, é pecado. Dizer que não se pode fumar nem um cigarro, é um exagero, que serve somente para ‘favorecer o orgulho próprio’ (Amatulli Flaviano, op. cit., pag. 182). Em outras palavras, para a igreja católica romana abusar do fumo é pecado, não abusar dele não é pecado. Isto é confirmado também pelo catecismo que diz: ‘A virtude da temperança dispõe a evitar toda a sorte de excessos, o abuso dos alimentos, do álcool, do tabaco e dos medicamentos’ (Rino Fisichella, op. cit.,pag. 423).

 
Confutação

 
Fumar, ou pouco ou muito, é pecado

 
Este ensinamento católico é falso porque Paulo diz aos Coríntios:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1 Cor. 3:16,17),

e ainda:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (1 Cor. 6:19,20).

Um crente deve-se pois abster totalmente de fumar para não contaminar e danificar o seu corpo que é o templo do Espírito Santo. Dizer que um crente pode fumar pelo menos um cigarro por dia, mas cinquenta cigarros não os pode fumar é como dizer que uma mentira por dia a se pode dizer, mas cinquenta não, em suma que mentir é lícito mas abusar da mentira não.

 

Fonte: portoghese.lanuovavia.org

 

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Read more:
A imposição do celibato aos clérigos é uma doutrina de demónios

Vamos agora confutar pelas Escrituras a doutrina do celibato forçoso. Paulo disse a Timóteo: "Mas o Espírito expressamente diz que...

Um Cristão deve pagar o dízimo?

Não, um cristão não deve observar o preceito do dízimo porque ele está debaixo da graça e não debaixo da...

Close